Pelotas Setembro Amarelo: encontro desta quarta aborda Urgências Psiquiátricas
14/09/2021 20:25 em Saúde

 

 

Setembro Amarelo: encontro desta quarta aborda Urgências Psiquiátricas

Os encontros virtuais semanais são destinados aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, mas também foram convidados profissionais representantes de vários setores da saúde 

 

Nesta quarta-feira (15) ocorre o segundo encontro da programação do Setembro Amarelo – mês destinado à campanha de prevenção ao suicídio. A psicóloga Kiara, que trabalha no Centro de Atenção psicossocial (CAPS) Escola, abordará o tema: Urgências psiquiátricas e protocolo de risco. Os encontros virtuais semanais (pela plataforma Google Meet) têm foco nos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), mas também foram convidados representantes do Conselho Municipal de Saúde, da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, da 3ª CRS e da pasta de Assistência Social. 

“Desde o ano passado estamos buscando qualificar a nossa comunicação com as demais redes e serviços do Município de Pelotas, uma vez que os usuários circulam por vários serviços e segmentos, por isso pensamos que seria importante convidar para esse momento outros profissionais da rede intersetorial. Acreditamos no fortalecimento do cuidado compartilhado interna e externamente”, pondera a coordenadora da RAPS, a assistente social Marcia Helena Rosa.

O terceiro encontro acontecerá no dia 22 e será ministrado pela psicóloga Gabriela Haack, que atualmente coordena a equipe Infantojuvenil do Ambulatório Especializado em Saúde Mental e tem larga experiência com adolescentes usuários de álcool e outras drogas. Gabriela tratará do tema: Prevenção ao Risco de Suicídio. 

No dia 29, o quarto encontro abordará o tema: O cuidado em rede do risco de suicídio.  O ministrante ainda não foi definido. 

O primeiro encontro aconteceu no dia 8 de setembro, e foi ministrado pela assistente social Cristina Barbiere, que trabalha no CAPS Escola.  Por ser uma das profissionais com mais tempo na saúde mental, tendo participado desde o início da implantação dos CAPS em Pelotas, Cristina foi convidada a falar sobre o tema Clínica da Recepção.

Prefeitura de Pelotas
Redator: Ascom
COMENTÁRIOS